Carreta Novartis da Saúde em combate à hanseníase

Em 2009 a Novartis assumiu o desafio de contribuir de forma mais ativa com a erradicação da hanseníase no Brasil, por meio da Carreta da Saúde – um caminhão itinerante que atua como um centro de saúde móvel, com cinco consultórios e um laboratório. Em mais de 10 anos de atuação a iniciativa já realizou mais de 95 mil atendimentos gratuitos, percorreu 600 municípios e diagnosticou mais de 3 mil pacientes.

A Carreta viaja para as regiões do país mais afetadas pela doença. Durante as visitas, a população pode fazer exames médicos gratuitos e as comunidades são educadas sobre métodos de prevenção e controle, e sobre a importância da adesão ao tratamento da hanseníase. Os pacientes diagnosticados são encaminhados para o tratamento junto à rede pública de saúde.

O projeto foi desenvolvido em um esforço conjunto com o Ministério da Saúde, as Secretarias Estaduais de Saúde, as Secretarias Municipais de Saúde e o Conselho Nacional de Secretarias de Saúde (CONASS) e o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS).

Desde o início de 2022, já passou por estados como o Maranhão e Piauí e atendeu mais de 3 mil pacientes, sendo responsável por diagnosticar 189 novos casos, que foram encaminhados para tratamento na rede pública de saúde.