etica nos negocios_0

Mantendo-nos nos mais altos padrões éticos

Aspiramos, como parte de nossa visão, a ser um líder confiável na mudança da prática da medicina. Para concretizar essa visão, precisamos conquistar e manter a confiança de pacientes, colaboradores, parceiros de saúde, acionistas e a sociedade. Reconhecemos as expectativas da sociedade em relação à nossa indústria e à Novartis, e que devemos ir além de fazer o que é legal para atender às expectativas legítimas da sociedade, fazemos o que é certo em todo e qualquer momento, com integridade e os mais altos padrões éticos.

Nosso objetivo é evitar que problemas ocorram, direcionar a responsabilidade pessoal por comportamentos e gerar aprendizados que podem ser aplicados em toda a organização. Além disso, mantemos um forte compromisso com a defesa dos direitos humanos e o gerenciamento de riscos em nossa cadeia de suprimentos. Começamos essa jornada há alguns anos e continuamos a progredir.

Essa é a mentalidade que impulsiona nossas ações. Essa nossa jornada pelo fortalecimento crescente do comportamento ético na organização é pontuada por marcos importantes como a mudança da designação da área de Compliance para Ética, Riscos e Compliance (ERC), com reporte direto ao CEO ressaltando a importância da ética em nossa estrutura.

À medida que reinventamos a medicina, precisamos ajudar a garantir que nossos líderes e colaboradores ajam adequadamente quando confrontados com dilemas éticos e atendam efetivamente às expectativas cada vez mais altas da sociedade.

Para reforçar ainda mais o pensamento baseado em princípios e a tomada de decisão ética em nossa organização e as interações com as partes interessadas externas, desenvolvemos um novo Código de Ética da Novartis. Com base em nossa Política de práticas profissionais, e enraizado na ciência do comportamento, o código foi co-criado pelos e para os colaboradores. Mais de 2.500 pessoas compartilharam ideias e visões, e 1.500 participaram de um compromisso global para incentivar conversas abertas sobre dilemas éticos na Novartis. O documento também incorpora novos temas para refletir os mais variados contextos e mercados em que estamos inseridos.

Nosso novo Código serve como um guia para as tomadas de decisões que acontecem todos os dias em nossa companhia e nos ajuda a lidar com situações complexas ou pouco claras. Ele foi projetado para conduzir conversas significativas sobre ética e, principalmente, para ajudar todos a fazer o que é certo, agindo como protagonistas desse tema, contribuindo para gerar confiança com a sociedade.

Aqui, mantemos os mais altos padrões éticos e não toleramos comportamentos antiéticos. Tomamos todas as medidas necessárias para permitir que nossos colaboradores façam o que é certo e garantam a conformidade com nosso Código e todas as leis aplicáveis. Onde há má conduta, trabalhamos para tomar medidas rápidas e apropriadas. Buscamos sempre manter padrões consistentes de práticas de negócios na Novartis, o que nos permite oferecer o melhor atendimento possível aos pacientes em todo o mundo.

Para ter Acesso ao Novo Código de Ética Saiba Mais (PDF 6.4 MB)

Outras informações do Grupo Novartis relacionadas a Ética, Riscos e Compliance Saiba Mais

Acesso medindo pressao

Princípios de Acesso

Nossos medicamentos alcançam quase 800 milhões de pessoas em todo o mundo a cada ano, mas muito mais pessoas ainda não têm acesso a medicamentos e cuidados de saúde essenciais. Temos o compromisso de ajudar a garantir que nossos medicamentos sejam acessíveis ao maior número possível de pacientes, independentemente de onde eles venham. Portanto, embarcamos em uma jornada para mudar fundamentalmente a maneira como fazemos negócios e reimaginar como expandir o acesso a inovações críticas em saúde.

 Nos comprometemos a integrar sistematicamente as estratégias de acesso à maneira como pesquisamos, desenvolvemos e entregamos nossos novos medicamentos globalmente e estabelecemos os Princípios de Acesso da Novartis. Essas estratégias incluem a adoção de modelos inovadores de preços e acesso, reorientando a pesquisa e o desenvolvimento com base nas necessidades de saúde da sociedade e apoiando abordagens para fortalecer os sistemas de saúde.

Saiba mais sobre cada um dos princípios:

pesquisa e desenvolvimento_500px

Pesquisa e desenvolvimento

À medida que pesquisamos e desenvolvemos novos medicamentos, consideramos como levá-los a mais pessoas o mais rápido possível, independentemente de onde morem. Avaliaremos sistematicamente nosso portfólio de P&D em relação às necessidades não atendidas das populações carentes e integraremos essas necessidades, conforme apropriado, em nossa estratégia de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos. Nosso objetivo é disponibilizar nossos produtos em países com a maior necessidade da doença a ser tratada.

Nosso processo de inovação inclui a adaptação de produtos existentes para diferentes tipos de pacientes ou doenças e para diversos ambientes.

Adaptações na pesquisa e desenvolvimento de medicamentos permite realizar modificação em um medicamento existente para melhorar a eficácia terapêutica, a segurança e o acesso ao medicamento e, o mais importante, gerar um resultado positivo para a saúde da população. Na maioria das vezes, esse trabalho é realizado com um foco específico em grupos de pacientes mais carentes e vulneráveis, como crianças ou idosos. Avaliamos e executamos sistematicamente projetos de P&D adaptáveis relacionados a produtos em nosso portfólio existente. Também procuramos maneiras de expandir o uso clínico de medicamentos existentes para novas indicações e populações de diferentes países.

Reforçamos nosso compromisso de reduzir o impacto de doenças infecciosas e tropicais. O Instituto Novartis de Doenças Tropicais (NITD) dedica-se a encontrar novos medicamentos para doenças negligenciadas e continuamos avançando contra várias doenças infecciosas, incluindo malária, leishmaniose e doença de Chagas

acessibilidade_300px

Acesso

Trabalhamos para disponibilizar nossos medicamentos ao maior número de pessoas, considerando estratégias eficazes de acesso e soluções inovadoras para o controle de doenças, bem como soluções não patenteadas para complementar nosso portfólio de medicamentos inovadores.

Nosso objetivo é precificar nossos novos medicamentos com base no valor que eles agregam aos pacientes, sistemas de saúde e a sociedade. Para ajudar a melhorar o acesso aos nossos medicamentos, levamos em consideração os níveis de renda, as barreiras locais e as diferentes realidades econômicas, mantendo a sustentabilidade de nossos negócios. Nos países em desenvolvimento, por exemplo, introduzimos marcas locais para muitas terapias inovadoras, em um esforço para tratar questões de acesso, expandir o alcance e ajudar a reduzir o intervalo de tempo entre a disponibilidade de nossos produtos inovadores em países de alta e baixa renda. As estimativas iniciais indicam que, comparada aos modelos comerciais tradicionais, essa abordagem nos permite alcançar de três a cinco vezes mais pacientes nos países em desenvolvimento

Com objetivo de expandir o alcance e impacto de nossos medicamentos, paralelamente à continua revisão de nossas estratégias de acesso global, também fortalecemos nossos programas de assistência ao paciente e modelos de negócios sociais.

Os medicamentos genéricos também contribuem para expandir o alcance, oferecendo tratamentos a preços acessíveis com o mesmo perfil de segurança e eficácia que o produto original depois que a patente expira. A Novartis ocupa posições de liderança em produtos farmacêuticos patenteados e genéricos. Nossa Divisão Sandoz é líder em genéricos, com um portfólio de aproximadamente 1000 produtos.

fortalecimento dos sistemas de saude

Fortalecimento dos sistemas de saúde

Para um tratamento ser bom ele também precisa de um bom sistema que o entregue, por isso buscamos oportunidades para reduzir as barreiras locais à prestação de serviços de saúde, trabalhando em colaboração com governos e outros parceiros para apoiar um atendimento de qualidade aos pacientes em áreas onde podemos ter o maior impacto, fortalecendo, assim, os sistemas de saúde.

Atuamos para capacitar os pacientes a se apropriarem de sua saúde e a melhor entender e gerenciar sua doença. Implementamos uma série de programas para conscientizar sobre doenças, promover comportamentos que buscam a saúde e educar sobre o gerenciamento de doenças.

Também investimos no treinamento e apoio dos profissionais de saúde para expandir seus conhecimentos e melhorar sua capacidade de ajudar os pacientes. E facilitamos programas e colaborações que podem ajudar na pesquisa local e nos recursos de estudos clínicos. Por exemplo, em parceria com a Universidade de Basileia, desenvolvemos um novo programa de treinamento de bolsas chamado Next Generation Scientist (NGS). Lançado em 2011, o NGS convida jovens cientistas e médicos talentosos de países em desenvolvimento para o campus de Basileia, na Suíça, para um estágio de pesquisa de três meses.

Além disso, defendemos e apoiamos melhorias na política de saúde e na estrutura de sistemas de saúde.

Essas mudanças levarão tempo e não serão fáceis. Para ter um impacto máximo na saúde dos pacientes, precisaremos unir forças com outras pessoas em todos os setores e indústrias.

Planejamos medir continuamente nosso progresso e ser transparentes em nossas realizações e desafios, na esperança de que esses aprendizados tragam novos modelos e práticas para todo o setor. Nossos líderes serão responsabilizados e compensados com base em nosso progresso no cumprimento desse compromisso.